Peça Marte, Você Está Aí (Foto: Divulgacão)

Cenógrafo André Cortez tem três peças em cartaz em São Paulo

Coordenador do curso de especialização em Cenografia da EBAC, Andre Cortez, arquiteto e cenógrafo está com três peças em cartaz em São Paulo. ChorumeMarte, Você Está Aí? e Imortais fazem parte da lista de últimos projetos do mineiro, que já venceu três prêmios Shell. “Estes trabalhos são com dramaturgos de ponta da atual geração e cada um com um raciocínio diferente, alinhado aos diretores, tem suas peculiaridades”, conta Andre, que comenta mais sobre cada uma das criações.


Marte, Você Está Aí? 
Com direção de Gabriel Fontes Paiva, o espetáculo é inspirado nas manifestações que acontecem no Brasil desde 2013. A trama tem como conflito a história de uma mãe ex-militante e de sua filha manifestante. “Este projeto teve o desafio de decifrar a abstração e os muitos simbolismos do texto”, ressalta André.
Em cartaz até 6 de agosto no Masp.


Chorume
O espetáculo com texto e direção de Vinicius Calderoni almeja construir dramaturgia a partir de palavras descartáveis ou descartadas e fazer uma ligação como o chorume pode ser reaproveitado. “A peça tem o desafio da citação de espaços múltiplos e apresenta mil lugares em duas horas. É um desafio sintetizar uma espacialidade explodida em um só lugar diante do público”, comenta o cenógrafo.
Em cartaz até 13 de agosto no Sesc Bom Retiro.

Imortais
A peça de Newton Moreno mostra o reencontro entre uma matriarca rígida e apegada às tradições, que está doente, com sua filha, que fugiu de casa há anos. A história mostra os conflitos das relações que abrem a possibilidade de descobrir qual o ideal de pertencimento de cada um e o que, na experiência humana, pode nos tornar imortais. “Na história tudo acontece em um só lugar e o desafio da criação do cenário é como manter o local interessante o suficiente para segurar um observador por quase duas horas”, comenta André.
Em cartaz até 30 de julho no SESC Consolação.

Saiba mais sobre o curso de Cenografia.