Quer editar vídeos para o YouTube? A editora do Leo Picon tem dicas pra você

Luisa Sirvinskas, 21, foi uma das alunas de destaque no curso de Especialização em Edição de Filmes da EBAC em 2017. Hoje ela é editora na ROL Filmes, produtora do empresário, youtuber e digital influencer Leo Picon e começou na área como muita gente no esquema “faça você mesmo”, experimentando softwares e testando programas com ajuda de tutoriais. O que hoje é trabalho começou como hobby ainda na escola. Ela conversou com a gente e falou sobre a relação editor-youtuber e deu dicas para quem quer atuar na área.

Como é a dinâmica do trabalho com youtubers?

Bom, fui contratada para trabalhar na produtora do Leo Picon e na primeira conversa que tivemos, ele me passou qual era o estilo de edição. Mas esses tipos de vídeos refletem diretamente a imagem do youtuber, algo que tive que aprender com o tempo, e continuo aprendendo. Saber quem é o Leo Picon, o que ele gosta e o tipo de humor que ele tem são aspectos necessários para representar o youtuber e manter um padrão. Já com a Jade Picon, irmã do Leo, eu tenho um pouco mais de liberdade, já que o canal dela ainda era bem recente quando comecei a trabalhar nele e não tinha uma edição bem resolvida.

Tem muito youtuber que edita o próprio vídeo. Qual vantagem de ter um editor?

Muitos youtubers preferem editar os próprios vídeos, como o Cocielo ou o Lucas do Inutilismo. Dessa maneira você consegue fazer exatamente do jeito que gosta. Mas trazer outra pessoa para editar também tem muitas vantagens, além de trazer o conhecimento técnico de como usar o programa, você traz um novo leque de referências para agregar ao vídeo e novas possibilidades de edição, que alguém sem conhecimentos mais profundos dessa linguagem não pensaria em fazer.

O que você diria que só um curso, como esse da EBAC, pode ensinar, agregar ao profissional?

Procurei muitos tutoriais no começo e ainda procuro. Porém eles são todos técnicos e não são apenas as habilidades técnicas que fazem um bom montador, mas sim o que você faz com tudo isso que você tem. Colocar o seu ponto de vista e escutar o que outros profissionais têm a dizer é fundamental, um montador precisar ter o seu mundo expandido, não só o real, mas o mundo da imaginação também. Nesse curso que a EBAC oferece te ensinam como pensar por você mesmo e adaptar o seu conhecimento para cada cena. E o mais importante é que todos os professores deixam muito claro que o cinema não é uma regra, não tem o certo e o errado. Mas para você poder inovar e desconstruir o cinema, você precisa entendê-lo muito bem.

Qual sua dica para quem quer trabalhar com edição de vídeo no YouTube?

O YouTube é uma plataforma em que tudo acontece muito rápido e que já têm muito de tudo, então você precisa se destacar, achar algo que diferencie o seu canal do resto, têm que ter uma sensibilidade para o timing de cada assunto e usar isso sempre ao seu favor. Saber para quem você está falando é o principal para o editor. Para cada audiência existe a melhor maneira para se comunicar, se você não encontrar qual é ela isso irá refletir negativamente na sua retenção de público. Conhecer o assunto que é falado é a segunda coisa mais importante para mim. Ter referências sobre o conteúdo falado e trazer eles para o vídeo faz com que aumente o valor daquelas informações.

A Luisa Sirvinskas é aluna do curso de Especialização em Edição de Filmes. Para saber mais sobre o curso clique aqui.